Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras de Conduta

Ir para baixo

Regras de Conduta Empty Regras de Conduta

Mensagem por Administrador Seg Abr 16, 2012 10:05 pm

A leitura atenta destas regras é obrigatória para todos os membros do fórum!

IMPORTANTE: O facto de um utilizador desconhecer as regras que se seguem, não servirá de pretexto para o seu incumprimento.

As regras estão bem identificadas e publicadas no local apropriado para que todos os utilizadores as possam ler.

Considerações gerais:

As regras não existem com o objectivo de tornar o fórum mais restrito ou ter um sistema de Administração mais severo e/ou ditatorial.
Existem para que o fórum não caia na anarquia total, o que levaria a uma consequente perda de interesse por parte dos seus utilizadores.
O objectivo principal é o de não ter posts sem sentido os quais não contribuem em nada para o esclarecimento das questões colocadas, nem para o bom relacionamento entre os utilizadores, dentro dos níveis de qualidade que a Administração do FórumR4Lportuguês propõem cumprir.
O Staff Administrativo são pessoas normais e não vivem do fórum nem para o fórum. Todos temos empregos, família e amigos com quem gostamos de estar.
Portanto, apela-se à compreensão de todos, pois poderá haver eventualmente alguma demora na resposta a questões que nos sejam expostas.
Não há duas pessoas iguais. Os gostos e preferências pessoais de cada um não se devem discutir. Podemos exprimi-los, mas não devemos condenar os outros por não pensarem como nós, nem por terem opiniões ou gostos divergentes;

A Administração do FórumR4Lportuguês pede a todos os utilizadores que dediquem algum tempo à leitura das regras que se seguem:

1. Moderação de tópicos e posts

Os posts que contenham: difamações, insultos, linguagem imprópria, racismo, xenofobia, pedofilia, ofensas verbais, ou qualquer outra forma de linguagem/imagens injuriosas, poderão ser alvo de moderação pela parte do Staff Administrativo, pois de alguma forma contribuem para uma degradação do interesse e qualidade do tópico e/ou fórum.
Qualquer utilizador pode questionar sobre o porquê de determinado post ou tópico ter sido editado ou apagado, desde que o faça por PM (Private Message) e nunca abrindo um tópico ou fazendo um post para o efeito, salvo raras excepções em que a questão seja de interesse geral. Só neste último caso é que o Staff Administrativo irá responder às questões colocadas no tópico, caso contrário, o tópico ou post será apagado de imediato.
Podem também ser feitas sugestões, e estas serão bem-vindas, desde que sejam colocadas na secção correcta do fórum.

2. Avisos, conduta imprópria e bloqueio de utilizadores (Ban Temporário ou Permanente).

Serão efectuados avisos de incumprimento das regras a todos os utilizadores sempre que tal se justifique. Os avisos serão feitos no próprio tópico ou por PM, dependendo da situação.
Nenhum membro do Staff Administrativo tem por objectivo julgar um utilizador pelas suas atitudes no fórum, mas sempre que essas atitudes revelem uma conduta imprópria para com os restantes utilizadores, o responsável será avisado ou punido - dependendo da gravidade da situação. Nestes casos, as sanções a aplicar serão votadas entre os membros do Staff Administrativo, sendo depois comunicadas aos Sócios e restantes utilizadores do fórum. As sanções poderão passar pelo bloqueio temporário de acesso ao fórum (BAN Temporário) ou então um bloqueio permanente (BAN Permanente) - todas as situações serão analisadas caso a caso.
Os motivos que levaram à decisão do bloqueio de acesso (BAN) serão depois expostos na secção "Utilizadores Banidos do FórumR4Lportuguês. Os BANs Temporários constarão nessa lista por aproximadamente 60 dias, e os Permanentes ficarão na lista para sempre.
Quando um utilizador é bloqueado ou banido do fórum, é com o objectivo de remover alguém cujo comportamento prejudica a qualidade e imagem desta comunidade.
Nem todas as ofensas e desrespeito pelas regras acabarão no bloqueio do utilizador. Por exemplo, se um utilizador antigo, com centenas de posts e boas participações em determinada altura falta às regras, isso será visto como um incidente. Será avisado e certamente o post será moderado. Contudo, se alguém mantiver um comportamento ofensivo repetidamente, então o lugar desse utilizador não é nesta casa e o utilizador será banido permanentemente. Isto não será visto como uma punição, mas como um meio para remover uma causa de atritos entre utilizadores ou para melhorar a qualidade dos conteúdos.

3. Respeito.

Todos os utilizadores do FórumR4Lportuguês devem ser tratados com respeito, sejam eles Administradores, Moderadores, Sócios ou utilizadores.
Se, um utilizador X (que contra as regras do fórum) estiver a fazer com que outro utilizador Y se sinta molestado, melindrado, perseguido, etc., então o utilizador afectado (neste exemplo, o utilizador Y) deverá alertar os Administradores ou Moderadores por PM para que possam ser tomadas medidas.

4. Novos tópicos.

Deve ser dada especial atenção à abertura de novos tópicos, pois o assunto poderá já ter sido abordado. É importante o uso da função Buscar (Procurar) para procurar determinado assunto ou tópico.
É frequente ver utilizadores novos a colocarem questões que já foram debatidas no passado. Isso faz com que as pessoas não respondam com a mesma qualidade e dessa forma o utilizador demora mais tempo a obter a resposta pretendida. Mais vale "desenterrar" um tópico que não tem respostas há mais de 1 ano, do que voltar a perguntar e responder a tudo mais uma vez...
O uso do Buscar (Procurar) é importante e recomenda-se.

5. Publicidade ou críticas a outros websites e/ou fóruns.

É expressamente proibida a criação de tópicos para o anúncio e publicidade a empresas, websites, ou fóruns sem a autorização e consentimento de pelo menos um dos membros da Administração. Esses tópicos serão removidos de imediato, exceptuando situações em que se faça referência à empresa, website ou fórum num enquadramento de uma resposta a determinada questão previamente colocada num tópico ou post.

6. Liberdade de expressão.

Ataques pessoais não serão permitidos. O incitamento a ataques ou o desrespeito pelos demais utilizadores serão moderados e os utilizadores envolvidos serão responsabilizados.
O uso de nicks de outros utilizadores é proibido, mesmo que estes tenham conhecimento de tais actos - caso isto venha a acontecer, o utilizador cujo nick foi usado será responsabilizado.
O incitamento a actividades ilegais é expressamente proibido. Todos os links que conduzam a sites que promovam esse tipo de actividades serão alvo de moderação sempre que sejam identificados.
O FórumR4Lportuguês é usado e visitado por pessoas de diversas idades, com diferentes níveis de educação, diferentes níveis de formação, de vários locais distintos (não só de Portugal), diferentes religiões, etnias, crenças, etc... todos com vivências diferentes. É por isso normal que haja sempre opiniões divergentes em relação a todo o tipo de assuntos.
Isto é legítimo e o respeito por essa divergência de opiniões é importante, afinal todos nós estamos aqui porque temos um gosto comum... os nossos Renault 4 L.
O conteúdo dos posts é da responsabilidade de quem os coloca. A Administração deste fórum declina qualquer responsabilidade pelo rigor, suficiência e fiabilidade da informação nele contida, bem como pela utilização que dela possa ser feita por terceiros, assumindo o utilizador todas e quaisquer consequências que desse uso lhe possam advir, directa ou indirectamente.

7. Sobre a colocação de Posts.

É proibido criar posts integralmente escritos em letra maiúscula. Esta forma de escrita na Internet é considerada "gritar", e para além disso, os posts tornam-se mais difíceis de ler.
É proibido usar consistentemente de letra de formato superior ao default do fórum. Excluem-se desta regra citações em que haja necessidade de realçar uma frase. Contudo alertamos que uma ideia não ganha consistência pelo tamanho da letra.
É proibido colocar o mesmo post em mais do que uma secção. Excluem-se avisos colocados pelos Administradores e Moderadores.
Deve ser dada uma especial atenção às secções que possuem regras específicas para a colocação do post, tal como acontece nos Classificados, onde é obrigatória a estruturação do post de acordo com as regras disponíveis em local apropriado.
Deve ser dada especial atenção à escrita e se possível, ser feito um esforço para escrever em linguagem corrente e não utilizar o mesmo tipo de linguagem que é usada nas SMS, MSN, etc.
O fórum não é o Messenger, por isso, posts de uma linha e sem qualquer tipo de pontuação, ou conversas fúteis serão interrompidas ou moderadas quando em excesso.

8. Informação pessoal.

É proibido colocar informação pessoal de outros utilizadores sem o seu consentimento prévio. A transcrição integral ou parcial de mensagens (PMs, conversas de MSN, e-mails, ou qualquer outro tipo de comunicação efectuada entre duas pessoas) para dentro de tópicos sem o consentimento de ambas as partes está também proibida.

9. Deixar o fórum.

Qualquer utilizador poderá deixar de visitar e participar no fórum em qualquer altura, sem que para isso necessite de fazer uma comunicação oficial quer ao Staff Administrativo.
É também legítimo qualquer utilizador pedir para que o seu registo seja apagado se assim o entender.
Este pedido terá que ser feito por PM a um dos Administradores.
Não é legítimo pedir que sejam apagados todos os seus posts, atendendo a que o fórum é público e as opiniões expressadas no fórum constituem património do mesmo.

10. Classificados/vendas de Renault 4 L.

Os classificados têm regras específicas que estão publicadas dentro da própria secção. Por favor, se pretende usar esta secção leia antecipadamente as suas regras.

11. Assinaturas.

É proibida a utilização de links ou URLs de websites e/ou endereços de email. Banners publicitários serão também removidos quando não tenham sido aprovados pela Administração do fórum. É igualmente proibida a publicidade a serviços próprios, independentemente do género.
Todas as assinaturas que desrespeitem estas normas serão editadas pelo Staff Administrativo.

Nota final do Staff Administrativo:

Como todos sabem ou podem imaginar, é praticamente impossível criar e manter um fórum de forma a ser perfeito... Há sempre melhoramentos a fazer e procedimentos a alterar.
O FórumR4Lportuguês, tem vindo a ser efectuado um grande esforço para que o fórum se mantenha vivo e de boa saúde, e mais importante, sem nunca perder o interesse. Todos os dias lutamos para que impere o bom ambiente e a camaradagem entre os utilizadores, mesmo quando não depende directamente de nós.
Queremos que assim continue e que melhore no futuro. Para isso, podem contar com o nosso esforço e dedicação.
Não tentem testar os Administradores e Moderadores para o cumprimento das regras. Seja qual for o número de Administradores e Moderadores, estes não são obrigados nem conseguirão moderar todas as mensagens em tempo real. Por isso, é admissível que em situações pontuais, certos tópicos e/ou posts apresentem "problemas", mas essa situação será temporária. Quando esses problemas acontecerem, o Staff Administrativo conta com todos os utilizadores cujo sentido de responsabilidade e bom senso é mais elevado para os avisarem por PM ou qualquer outro meio disponível (telemóvel, e-mail, MSN) para que assim estes possam fazer valer as regras do fórum e resolver as questões o mais rapidamente possível.

Obrigado a todos pelo tempo que dispensaram para ler as regras do FórumR4Lportuguês.

A Administração.

Administrador
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 68
Localização : Oeiras

https://forumr4lportugues.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos