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Quando e como um carro se torna clássico

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Quando e como um carro se torna clássico Empty Quando e como um carro se torna clássico

Mensagem por Tenreiros Qua Abr 25, 2012 9:06 am


Saudações Quaterlistas

Tenho uma dúvida, quando e como um carro se torna clássico, quem define, quais as regras se há algum organismo que trate desta matéria?

Tenreiros
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Quando e como um carro se torna clássico Empty Re: Quando e como um carro se torna clássico

Mensagem por PBombaça Qui Abr 26, 2012 10:52 am

Segundo a FIVA:

Veículo histórico é um veículo rodoviário de propulsão mecânica fabricado há pelo menos 30 anos, preservado e mantido em estado historicamente correcto, que não é utilizado como meio de transporte diário, e que faz parte do nosso património técnico e cultural.

O desenvolvimento de politicas ambientais representam uma ameaça ao direito de utilizar os veículos históricos, face às metas estabelecidas.
A discussão intensa a propósito das emissões de CO2 conduz a normas ambientais que são impostas legalmente sobre os veículos novos, o que cava um fosso entre as velhas e novas tecnologias.
Ao longo de diversas reuniões com a Comissão de Ambiente da UE, a FIVA viu-se confrontada com o ponto de vista dos decisores: A actual definição de veículo histórico da FIVA (veículos com mais de 25 anos) inclui alguns dos veículos mais poluentes, grande parte dos quais ainda em circulação em Itália.
Segundo estes, em termos de proporcionalidade, restringir a circulação dos veículos mais poluentes é mais aceitável do que a proibição cega de todos os veículos históricos.
É então feita a sugestão de passar a definição de 25 para 30 anos, com o objectivo de manter o parque de veículos históricos no nível de hoje, caso contrário seriam obrigados a limitar a circulação de veículos históricos.
Face a estes pressupostos, a FIVA chegou à conclusão que não era possível sob o ponto de vista político, manter o limite de 25 anos.
Se aceitasse passar o limite para 30 anos – sugerido pelo Departamento de Ambiente - haveria grande possibilidade de ver aceite por parte dos decisores.
Os interlocutores por parte da FIVA – comissões de legislação e técnica – resolveram propor a aceitação de um novo limite, aproveitando-se para introduzir alguns reajustamentos na definição.
Na Assembleia Geral da FIVA de Bruxelas (Outubro 2008) a nova definição foi ratificada pelos delegados presentes.




De onde foi retirado: http://www.cpaa.pt/cpaa_com-tec.html


Cumprimentos
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